Holanda: em pesquisa de boca de urna, partido anti-Islã aparece na frente

Internacional
A eleição foi convocada quando o governo anterior caiu, em julho, devido a divergências sobre como restringir o fluxo de pessoas que buscam asilo. Imagem de eleitor durante votação parlamentar na Holanda, em 22 de novembro de 2023
Wolfgang Rattay/Reuters
Os eleitores da Holanda votaram nesta quarta-feira (22) nas eleições gerais do país e, de acordo com as pesquisas de boca de urna, o favorito é Geert Wilders, do Partido da Liberdade (PVV), um grupo político anti-islâmico.
Se Wilders vencer, uma coalizão de direita com uma forte linha anti-imigração deve passar a governar o país.
As pesquisas mostravam que a disputa estava entre Wilders e o líder trabalhista Frans Timmermans.
A candidata governista era Dilan Yesilgoz, sucessora do primeiro-ministro interino Mark Rutte. Ela foi a favorita durante grande parte da campanha.
As principais questões para os eleitores holandeses incluem como reagir às mudanças climáticas, o aumento do custo de vida e o desejo de restringir a imigração.
O Partido da Liberdade deve fazer uma aliança com um partido centrista recém-lançado, conhecido como “Novo Contrato Social”.
É necessário ter 76 assentos necessários para a maioria.
A eleição foi convocada quando o governo de Rutte caiu, em julho, devido a divergências sobre como restringir o fluxo de pessoas que buscam asilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *