Análise: reta final do São Paulo tem servido mais para definir quem não deve ficar para 2024

Futebol
David, Gabriel Neves, Juan e Erison não aproveitam (mais uma) chance e veem garotos da base pedirem passagem no time de Dorival Júnior Após praticamente se livrar da queda de rebaixamento, os últimos jogos do São Paulo no Campeonato Brasileiro poderiam servir para alguns jogadores em fim de contrato e até os pouco utilizados mostrarem que podem ficar em 2024. Mas jogo após jogo a máxima vai sendo outra.
Os atletas que precisam se provar não têm conseguido fazer boas partidas e vão mostrando cada vez mais que não merecem grandes esforços da diretoria para seguirem no clube na próxima temporada.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
Fluminense x São Paulo – Melhores Momentos
Na última quarta-feira, na derrota para o Fluminense, no Maracanã, em jogo atrasado do Brasileirão, pelo menos quatro atletas desperdiçaram mais uma chance.
Depois de quatro jogos sem nem sequer entrar em campo, Gabriel Neves foi titular devido ao grande número de desfalques, mas a sua participação durou apenas 28 minutos. O volante fez uma falta dura e levou o vermelho direto, depois de revisão do VAR.
“A boa notícia para o São Paulo é a estreia do Willian Gomes”, diz Caio | A Voz da Torcida
O uruguaio não vive uma boa fase, e caso apareça uma boa proposta na janela de transferências, o clube não deve se opor a uma venda, ainda mais com o excesso de estrangeiros que tem no elenco. Com Dorival, ele perdeu muito espaço.
Leia também:
+ Veja como foi o confronto
+ Avalie os jogadores na derrota
Expulsão de Gabriel Neves, do São Paulo, contra o Fluminense
Thiago Ribeiro/AGIF
É fato que a expulsão logo cedo influenciou no desenrolar do confronto, mas nomes como os de David e Juan podiam mostrar mais. A dupla vem ganhando bons minutos com Dorival nessa reta final, mas não têm feito jus à confiança depositada.
Quase no fim do jogo, Erison saiu do banco de reservas e outra vez pareceu fora de sintonia com os companheiros e com poucas chances criadas. Há muito mais transpiração do que inspiração no centroavante.
Os quatro jogadores aqui citados não têm motivos para reclamar da falta de oportunidade neste final de ano. E também não podem reclamar das críticas que estão recebendo de parte da torcida.
Juan em jogo pelo São Paulo
Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Por conta disso, deixam seus futuros em aberto. David e Erison estão emprestados por Internacional e Botafogo, respectivamente, e não devem seguir. Juan tem contrato até o final de 2024, mas o São Paulo já busca um centroavante para ser reserva de Calleri. Gabriel Neves, por sua vez, terá a concorrência de Luiz Gustavo e pode perder mais sem espaço.
Base pede passagem
No segundo tempo, Dorival Júnior colocou em campo William Gomes e Talles Wander, garotos da base que ainda não tinham estreado pelo profissional, para poder observá-los. E o que se viu foi positivo.
Atacante de lado, William Gomes não se intimidou com os jogadores do Fluminense e partiu para cima com velocidade e vontade de apresentar suas credenciais ao treinador. Em alguns instantes colocou uma pimenta no lado esquerdo do campo.
+ Leia mais notícias do São Paulo
Dorival Junior, técnico do São Paulo, no jogo contra o Fluminense
Thiago Ribeiro/AGIF
Talles Wander foi mais discreto, até pelos oito minutos que teve em campo, mas buscou o jogo e demonstrou estar ligado para servir ao profissional.
Talles Costa, um pouco mais experiente na equipe principal, também entrou bem e mostrou ao treinador que os garotos de Cotia pedem passagem nessa reta final de temporada. Agora resta ao Dorival oportunizar.
Ainda restam quatro jogos para o São Paulo encerrar 2023, e ele pode ser muito importante para a garotada que quer uma vaga efetiva na Barra Funda.
🎧 Ouça o podcast ge São Paulo🎧
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv