Campanha ‘Pé na Faixa, Pé no Freio’ começa nas principais vias de Itaperuna, no RJ

Brasil
Objetivo é reduzir os índices de acidentes. Campanha segue até dezembro com panfletagem, reforma e pintura de novas faixas de pedestres. Motociclistas receberam orientações durante a campanha ‘Pé na Faixa, Pé no Freio’, em Itaperuna, até o final de dezembro
Prefeitura de Itaperuna/Divulgação
A campanha “Pé na Faixa, Pé no Freio” começou nesta quarta-feira (22) e segue até o final de dezembro nas principais vias de Itaperuna.
No primeiro dia de campanha, realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demut), da Prefeitura, houve panfletagem nas principais ruas do Centro, como Major Porfírio Henriques, Buarque de Nazareth, Av. Cardoso Moreira, entre outras.
Equipes do Departamento Municipal de Trânsito (Demut), em Itaperuna, percorreram as principais ruas do Centro da cidade nesta quarta (22)
Prefeitura de Itaperuna/Divulgação
A Av. Cardoso Moreira também recebeu a instalação de 70 faixas com orientação ao trânsito seguro. O trabalho também vai ocorrer em ruas principais dos de outros bairros da cidade.
A campanha também ocorre pelas redes sociais da Prefeitura.
Pedestres também são orientados na campanha ‘Pé na Faixa, Pé no Freio’, em Itaperuna
Prefeitura de Itaperuna/g1
Novas faixas de pedestres
Faixas da campanha ‘Pé na Faixa, Pé no Freio’ estão sendo espalhadas por Itaperuna
Prefeitura de Itaperuna/Divulgação
Ao longo da campanha ainda faixas de pedestres que estão apagadas serão reformadas e outras dez novas faixas de pedestres serão pintadas em pontos onde o fluxo de veículo é maior e ainda não possuem a opção da sinalização para a travessia.
O objetivo da campanha é reduzir os índices de acidentes, o que já vem ocorrendo, segundo levantamento da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros, nas principais vias que cortam o trecho urbano da BR-356, onde o fluxo de veículos, principalmente os pesados, são maiores.
Em 2020, ocorreram foram 124 acidentes. EM 2022, 88. A Prefeitura também divulgou dados de acidentes na Avenida Cardoso Moreira, no Centro; Zulamith Bittencourt, na Cidade Nova; Cel. José Cardoso, no Aeroporto; e Deputado Carlos Pinto Filho, na Cidade Nova. Nessas regiões, em 2019, ocorreram 156 acidentes, e, em 2023, 88, entre janeiro e setembro.
De acordo com o diretor do Demut, Davi Cunha, a campanha segue até o final de dezembro deste ano, mas afirma que os trabalhos de educação e orientação continuarão com mais ações pontuadas.
“Os acidentes geralmente acontecem por falta de atenção do condutor que não respeita as leis de trânsito, como ultrapassar o semáforo vermelho e falar ao celular enquanto dirige. Tem também os pedestres que atravessam fora da faixa ou andam falando ao celular e perdem a atenção na travessia da rua. Como setor público estamos fazendo nossa parte que é de orientar e fiscalizar para um trânsito mais seguro e educado. Mas também precisamos que todos os motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas façam a sua parte. Assim, poderemos diminuir ainda mais os números de acidentes em nossa cidade”, disse.
O prefeito Alfredão destaca que o trânsito está entre as preocupações do poder público e que as ações têm mostrado bons resultados.
“Nossa meta é tirar esse trânsito pesado da cidade com a construção da estrada do contorno, que está sendo uma grande conquista para todos nós. Esperamos ansiosos para o início da construção. O trânsito de Itaperuna vai ficar mais leve e, com certeza, vamos conseguir diminuir muito essas estatísticas de acidentes em nossa cidade”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *