Chuva provoca deslizamento de talude e danifica muro em bairro de Campinas

Brasil
Defesa Civil registrou 20,4 mm de precipitação em uma hora nesta quinta (23). Acumulados podem atingir os 170mm até sábado (25) na região. Entenda as orientações. Chuva desta quinta (23) provocou o deslizamento de talude, afetando muro de estabelecimento comercial no Jd. Yeda, em Campinas (SP)
Defesa Civil
A chuva que atingiu Campinas (SP) na tarde desta quinta-feira (23) provocou o deslizamento de um talude no Jardim Yeda. A queda afetou o muro de um estabelecimento na Rua Pedro Galhardi. Não há feridos.
Segundo a Defesa Civil, foram registrados 20,4 milímetros de chuva em uma hora. Um alerta de risco meteorológico havia sido emitido para a Região de Campinas (SP) com validade até sábado (25).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo o órgão, a passagem de uma frente fria criará condições para tempestades, seguidas por raios, granizo e rajadas de ventos.
Na região de Campinas, os acumulados de chuva podem chegar a 170mm com rajadas de vento de 70 km/h. Como é esperado um alto volume de chuva em curto espaço de tempo, a Defesa Civil ressaltou que é importante “que a população esteja alerta”.
A atenção deve ser voltada às áreas mais vulneráveis. Haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.
Sexta pode ter temporais nas regiões de Campinas e Piracicaba; veja previsão
Área isolada
A Defesa Civil foi acionada até o local onde ocorreu o deslizamento e, após vistoria, fez o isolamento da área atingida com uma fita zebrada. Já a Emdec, empresa responsável pelo trânsito, sinalizou o local com cavaletes.
“O estabelecimento será notificado para colocar a estrutura em condições de segurança e estabilidade”, informou, em nota, a Defesa Civil.
Defesa Civil de Campinas (SP) isolou área de deslizamento após chuva desta quinta (23)
Defesa Civil
Orientações da Defesa Civil:
Não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, já que existe risco de queda de árvores e descargas elétricas;
Não estacionar veículos próximo a árvores, perto de torres de transmissão e placas de propaganda;
As pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo, como rachaduras e água lamacenta nos morros;
Aparelhos eletrônicos não devem ser usados ligados à tomada;
Evitar áreas alagadas ou com risco de enchente: uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel;
Ao ouvir um trovão, procure um local coberto.
Nuvem chama atenção em Campinas
Arquivo Pessoal
Como acionar ajuda?
As pessoas podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 em caso de quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis. Por meio deste número, é possível solicitar também uma vistoria da Defesa Civil se o seu imóvel for afetado pela chuva.
Para solicitações de podas e extrações de árvores, o contato é pelo telefone 156. Para emergências, o contato deve ser feito pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros.
Alertas e monitoramento
Para receber alertas por SMS da Defesa Civil basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199. Outra opção é o WhatsApp. O cadastro é feito pelo telefone (61) 2034-4611 ou link https://wa.me/556120344611/?text=Oi. Depois de abrir a caixa de mensagem, envie um “oi”. O chatbot (robô de atendimento) vai interagir com o usuário e pedir para compartilhar a localização atual ou outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil local.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre Campinas e região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *