Garças-vaqueiras são registradas com plumagem nupcial em Indaiatuba

Brasil
Animais foram flagrados no Parque Ecológico da cidade do interior de SP. Descubra por que coloração chamativa é diferencial para ‘conquistar’ um parceiro reprodutivo. Garça-vaqueira com plumagem nupcial, registrada em ninhal de Indaiatuba (SP).
Zeka Carvalho
Na semana passada, o metalúrgico aposentado Zeka Carvalho registrou um momento especial durante uma passarinhada no Parque Ecológico de Indaiatuba (SP). Com câmara em punho, Zeka flagrou um bando de garças-vaqueiras (Bubulcus íbis) com plumagem nupcial.
Segundo o biólogo do Terra da Gente, Luciano Lima, assim como acontece com outras aves, a plumagem nupcial é uma coloração chamativa utilizada como um trunfo na “conquista” de parceiros para a reprodução.
Ninhal de garças-vaqueiras no Parque Ecológico de Indaiatuba (SP).
Zeka Carvalho
Conforme o ornitólogo, no caso da garça-vaqueira, com a proximidade da estação reprodutiva, tanto macho quanto a fêmea adquirem uma plumagem bem mais colorida. No entanto, no macho as cores são um pouco mais exuberantes.
“Aparentemente, a coloração pode ser utilizada pelas fêmeas da garça-vaqueira como uma pista da ‘qualidade’ dos machos. Um estudo publicado na revista científica Behaviour demonstrou que os machos mais coloridos ‘conquistam’ mais parceiras e alimentam os filhotes com mais frequência’, diz Luciano.
Bando de guarças-vaqueiras com plumagem nupcial registrado em Itu (SP).
Zeka Carvalho
“Fico sempre muito feliz com a oportunidade de eternizar essa linda ave através das fotos. Já tive a oportunidade de observá-la, também em fase nupcial, em Itu (SP)”, comenta Carvalho, que reside em Salto (SP) e costuma passarinhar pelas áreas de mata da região.
Guarça-vaqueira em ninhal de Itu (SP).
Zeka Carvalho
Segundo ele, fotografar a natureza, em especial as aves, é sempre uma oportunidade para relaxar. “É o momento de respirar, observar, clicar e apreciar o resultado. Me traz muita paz”, descreve.
Embora seja uma ave que encanta os observadores que a veem, a espécie de origem africana é considerada exótica e invasora no continente americano.
Fora do período reprodutivo, garça-vaqueira apresenta plumagem toda branca
juanloredo / iNaturalist
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *