Intensidade, cobrança e confiança: como Tiago Nunes iniciou o trabalho no Botafogo

Futebol
Treinador blinda o elenco para não ser contaminado com a pressão externa, e tem apoio dos jogadores nessa retomada decisiva Tiago Nunes completa uma semana de trabalho no Botafogo nesta quarta-feira. Apesar de ter sido anunciado no dia 16, quinta-feira, o treinador já havia arregaçado as mangas no dia anterior, na data de reapresentação do elenco após um período de descanso pela Data Fifa.
Com Tiquinho, Tiago Nunes faz sétimo treino no Botafogo
Os primeiros dias do novo comandante são marcados por intensidade e tentativa de retomada de confiança. O primeiro aspecto corresponde ao trabalho dentro das quatro linhas, no Espaço Lonier, CT do clube. E o segundo na parte da conversa, algo que Tiago estabelece com os atletas nas atividades. Entre palmas, dedos apontando posicionamento e gritos, o treinador cobra bastante do elenco.
O cansaço nos primeiros treinos do gaúcho só foi superado pelo forte calor que fez no Rio de Janeiro nos últimos dias – a sensação térmica na cidade chegou a ultrapassar 45ºC no fim de semana.
Tiago aparece em trabalho com Eduardo
Vitor Silva/ Botafogo
As primeiras atividades colocadas por Tiago foram os treinos em campo reduzido. Nos primeiros dias, ele testou “escalações” com praticamente todos os jogadores disponíveis para entender a característica e o que cada um lhe oferece.
Sobre o time, o próprio comandante afirmou que não vai tentar inventar a roda com apenas cinco jogos restantes para terminar a temporada. A tendência é pela manutenção da base da equipe que vem atuando durante o ano.
– Seria muita pretensão imaginar que em sete treinamentos eu poderia dizer que o time tem a cara do treinador. O Botafogo tem uma cara própria nesse campeonato, eu não estou chegando aqui para fazer nenhuma mudança drástica no que se diz respeito às ideias de jogo. A ideia é tentar aproximar o máximo essa equipe do que ela já fez de bom nesse temporada – disse em sua apresentação.
Tiago Nunes em primeira semana de treino no Botafogo
Vitor Silva / Botafogo
Porém, o treinador chegou ideias claras do que precisaria ser melhorado no time. Entre elas estão os reparos necessários na defesa para voltar a ter um equilíbrio defensivo. O Botafogo foi vazado nos últimos sete jogos, com 14 gols sofridos, e perdeu o “título” de melhor defesa do Brasileirão.
Leia mais sobre o Botafogo:
+ Tiago Nunes diz que conta com Tiquinho pelo Botafogo contra o Fortaleza: “Referência”
+ Como o estilo de Tiago Nunes se encaixa com o Botafogo? Comentaristas analisam
Para preencher as lacunas que fizeram o time perder a liderança, Tiago tem otimizado as informações no dia a dia com o elenco. E ainda corre para reunir o máximo de dados que necessita para traduzir em ações no campo. Ele utiliza análise qualitativas de dados, feedback constante, e explica de forma direta as funções individuais.
Tiago Nunes: “O craque do Botafogo é o coletivo”
Inicialmente, os jogadores estão gostando da forma de trabalhar do novo comandante. Os que não têm atuado, enxergam essa como uma nova oportunidade para apresentar seu futebol e buscar um lugar no modelo tático que está sendo adotado, mesmo que no decorrer dos jogos.
Tiago Nunes concede entrevista coletiva
Vitor Silva / Botafogo
O Botafogo entra em campo às 19h desta quinta-feira, na Arena Castelão, diante do Fortaleza em jogo atrasado. Caso vença, o time retoma a liderança do Brasileirão, perdida para o Palmeiras na última rodada.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv