Maranhão recebe primeira remessa da vacina contra dengue nesta segunda (12); veja quem pode se vacinar

Brasil
O público-alvo inicial para receber a primeira dose da vacina Qdenga será em pessoas de 10 a 14 anos de idade. Vacina contra a dengue Qdenga foi aprovada pela Anvisa
Reprodução EPTV
O Maranhão recebe, nesta segunda-feira (12) a primeira remessa da vacina contra a dengue Qdenga. Ao todo, serão 40.610 doses serão recebidas e destinadas para as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Neste primeiro momento, a vacina será aplicada em pessoas entre 10 a 14 anos de idade, sendo composta por duas doses com intervalo de três meses entre elas, seguindo as normas do Ministério da Saúde.
A pré-definição será feita desta forma enquanto novas remessas não chegam ao Estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a definição do público que será vacinado com as doses também levará em conta taxas de transmissão.
O que é a Qdenga e como ela age?
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *