Museu da Imigração em SP comemora 30 anos

Brasil
Local onde funciona a sede do museu foi hospedaria que recebeu milhões de imigrantes entre o fim do século 19 e a década de 1970 Museu fica aberto de terça a domingo.
João Lucas Martins
Em funcionamento desde 1993, o Museu da Imigração, na Mooca, bairro da Zona Leste de São Paulo, preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes.
A inauguração dos prédios para esse fim se deu em 1887 e mais de 3,5 milhões de pessoas passaram por ali até a desativação em 1978. O local foi tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat e pelo Conpresp e em 1993 reabriu à população como Museu da Imigração.
Hoje, a principal atração é a exposição de longa duração, que apresenta aos visitantes os trabalhos de preservação e pesquisa realizados pelas equipes do Museu. “Migrar: Experiências, memórias e identidades” está em cartaz desde 2014. São 8 módulos que abordam o processo migratório como fenômeno permanente na história e o cotidiano da hospedaria.
Entre as exposições temporárias, destaque para “Onde o arco-íris se esconde”, que apresenta os trabalhos do artista plástico angolano Paulo Chavonga. A mostra fica em cartaz até este domingo (26).
Fachada do Museu da Imigração em SP.
João Lucas Martins
SERVIÇO:
Museu da Imigração: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca
Aberto de terça a domingo
Ingressos: R$16 (grátis para todos aos sábados e para crianças com até 7 anos e PCD todos os dias).
Informações: https://museudaimigracao.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *