Projeto leva conforto por meio de música clássica para pacientes internados no HC da Unicamp, em Campinas

Brasil
Apresentações são feitas nos espaços de geriatria, oncologia, pediatria, psiquiatria, cuidados paliativos, prontos socorros e outros ambientes hospitalares. Projeto leva música clássica para pacientes internados no hospital da Unicamp
Idas e vindas de pacientes em hospitais são retratos de uma rotina difícil e, muitas vezes, de dor. Mas também de esperança e cura. Em Campinas (SP), na manhã desta quarta-feira (22), os sentimentos transbordaram ao som de violinos que embalaram músicas clássicas pelos corredores do Hospital de Clínicas da Unicamp.
É o resultado do projeto Vida em Pauta, com músicos de ponta que emocionam, acalmam e levam bem-estar e saúde a quem ouve pílulas de música.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O projeto leva música clássica para hospitais públicos, através de apresentações intimistas com dois ou três músicos, com o objetivo de levar conforto aos pacientes internados, em tratamento. As apresentações são feitas nos espaços de geriatria, oncologia, pediatria, psiquiatria, cuidados paliativos, prontos socorros e outros ambientes hospitalares.
Na manhã desta quarta, dois artistas se apresentaram no Hospital de Clínicas da Unicamp, um dos maiores hospitais públicos do país. Em silêncio, eles apresentaram um concerto que acalmou pacientes. A primeira sala escolhida por eles foi a da oncologia.
“O tratamento hoje está melhor por causa da presença deles”, disse a paciente Rosalina Santos, que nunca tinha visto os instrumentos de perto.
Na sala de espera, a apresentação também emocionou pacientes. “Estou aqui para retorno com o oncologista do meu filho. Mudou muito a espera”, disse a dona de casa Silvia Nascimento.
“Faz bem para a gente. A gente fica estressado e fica esperando com problemas da doença e tudo mais. E isso alivia”, conta Terezinha Sales.
No ambulatório de oftalmologia, dezenas de pessoas que aguardavam por tratamento fizeram reverberar aplausos de uma plateia.
“Eu acho muito lindo, tô toda arrepiada. Ajuda também a aliviar a tensão do dia a dia, os problemas que enfrentamos”, conta a dona de casa Eliane Careas.
Projeto leva conforto por meio de música clássica para pacientes internados no HC da Unicamp, em Campinas
EPTV
Iniciativa do projeto
Ricardo Fukuda, violoncelista e coordenador do Vida em Pauta, disse em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, que se sente completo em poder ajudar as pessoas através do projeto.
“Ao começar o projeto, eu vi o quanto é válido e o quanto valida também o nosso propósito de começar a fazer a música. É uma sensação de completude”, afirma.
Ricardo Fukuda se reuniu com Cláudio Micheletti, ambos coordenadores do projeto, graças ao diretor do Vida em Pauta, Sérgio Melardi, que foi quem teve a ideia de levar a música erudita para dentro dos leitos de hospitais públicos.
“Eu brinco que esse projeto é aplicação de música na veia. A genta tá diretamente envolvido com a pessoa que está realmente internada. E a gente percorre as diversas alas desses hospitais visitando a quimioterapia, a hemodiálise, o pronto-socorro, diversas enfermarias e oferecendo a essas pessoas que estão lá em momentos de dor e sofrendo bastante, minutos de paz, tranquilidade e alívio”, conta Sérgio Melardi.
Apresentações
Além dos pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde também podem aproveitar as apresentações. Os músicos são preparados para entender o contexto dos hospitais e são orientados para interagir de forma respeitosa com pacientes e familiares.
Até outubro de 2023, mais de 25 mil pessoas já foram beneficiadas pelas atuações e concertos realizados. Estudos demonstram a capacidade da música dos grandes mestres, principalmente de Bach e Mozart, de serem indutores de transformações profundas no cérebro, auxiliando na recuperação de pacientes com enfermidades.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *