Relato de surto de pneumonia em crianças na China faz serviço de vigilância emitir alerta e OMS pedir informações

Saúde
Sistema de vigilância da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas emitiu alerta para relatos de surtos em cidades chinesas. Organização Mundial de Saúde diz que acompanha o caso e recomenda medidas de higiene para chineses. Pessoas caminham na rua com máscaras em Pequim, na China, em 15 de fevereiro de 2023.
Arquivo/Mark Schiefelbein/ AP
Relatos de um surto de pneumonia em crianças na China levaram a Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas a emitir um alerta e fez a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmar que acompanha a situação e que pediu “informações detalhadas” sobre o tema às autoridades chinesas.
De acordo com a OMS, o aumento na incidência de doenças respiratórias na China foi relatado pela Comissão Nacional de Saúde no dia 13. As autoridades locais associaram a alta à suspensão de restrições contra a Covid-19 e ao aumento na circulação de agentes infecciosos já conhecidos, como o vírus sincicial respiratório (VSR) e SARS-CoV-2, entre outros.
A OMS afirma que meios de comunicação e o Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes (ProMED) da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas relataram “clusters” de pneumonia não diagnosticada em crianças no norte da China.
Clusters são agrupamentos de casos semelhantes de uma doença em uma determinada região geográfica e período de tempo.
“Não está claro se esses estão associados ao aumento geral de infecções respiratórias anteriormente relatado pelas autoridades chinesas ou se são eventos separados”, afirma a OMS.
A organização diz que, nesta quarta-feira (22), “solicitou informações epidemiológicas e clínicas adicionais, bem como resultados laboratoriais desses clusters relatados entre crianças, por meio do mecanismo de Regulamentações Internacionais de Saúde”.
“Desde meados de outubro, o norte da China relatou um aumento em doenças semelhantes à gripe em comparação com o mesmo período nos três anos anteriores. A China possui sistemas para capturar informações sobre tendências em influenza, doenças semelhantes à gripe, VSR e SARS-CoV-2, e relata para plataformas como o Sistema Global de Vigilância e Resposta à Influenza”, afirmou a OMS.
Surto generalizado
Reportagem da FTV News, veículo de notícias taiwanês, citado em alerta enviado pelo ProMED.
Reprodução
O alerta enviado na terça-feira (21) pelo sistema ProMED, da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas, resume uma reportagem publicada pelo site FTV News, que é um veículo de notícias taiwanês. Além do resumo, o ProMED apresenta um comentário de Dan Silver, relator do ProMED, que é cedo para associar o cenário ao surgimento de outra pandemia.
“(Os relatos sugerem) um surto generalizado de uma doença respiratória não diagnosticada em várias áreas na China, pois Pequim e Liaoning estão quase 800 km de distância. Não está claro quando esse surto começou, pois seria incomum tantas crianças serem afetadas tão rapidamente. O relatório não menciona que adultos foram afetados, sugerindo alguma exposição nas escolas. O ProMED aguarda mais informações definitivas sobre a etiologia e a extensão desta preocupante doença na China”, escreveu o relator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *