Torcedor que presentou Papa profetiza: “A camisa do Flamengo está abençoada e vamos ser campeões”

Futebol
Engenheiro Paulo Cesar Junior conta como conseguiu entregar camisa oficial do clube ao pontífice argentino “A camisa do Flamengo está abençoada, e nesse ano vamos ser campeões brasileiros”. A frase resume o inimaginável 22 de novembro vivido por Paulo Cesar Junior, um rubro-negro de fé.
Torcedor que deu camisa do Flamengo ao Papa profetiza: “Vamos ser campeões”
+ Escalação do Flamengo: Arrascaeta e Pulgar devem ser titulares contra o Bragantino
Acompanhado da esposa Isabella, foi para a Europa com o objetivo de conhecer o Papa Francisco. Conseguiu muito mais. Diante da Basílica de São Pedro, no Vaticano, aproximou-se do papamóvel, tirou a camisa do Flamengo que vestia e a deu ao pontífice. Foi o grand finale da viagem dos sonhos que planejava há muito tempo ao lado da companheira.
Padre Francisco sorri com a camisa do Flamengo em mãos
Arquivo Pessoal/PC Junior
PC deixará o Velho Continente rumo ao Brasil na noite desta quinta-feira sem poder assistir à partida contra o Bragantino, mas voltará com a certeza de que a fé move montanhas e a esperança de que ela pode alavancar o desacreditado Flamengo à conquista de seu eneacampeonato brasileiro.
– Depois que postei o vídeo, as pessoas falaram: “É Flamengo, você vai ver como a torcida rubro-negra vai fazer esse vídeo viralizar”. Não tinha essa intenção, nossa visita foi muito pautada na religião. A gente queria ver o Papa e queria ter o máximo de atenção dele. Um olhar ou um aceno já eram suficientes para nós. Queríamos ter uma imagem mais próxima dele demonstrando que ele notou nossa presença. Mas é válido tudo que aconteceu.
– Além de ter nos dado atenção e ter recebido esse presente, tem toda essa fé rubro-negra. Se tiver 1% de chance de ser campeão brasileiro, a gente vai lutar até o fim. Qualquer movimento que seja feito a favor dessa vitória, a gente já leva para 100%. Viemos por um motivo religioso, mas o resultado está sendo muito interessante e está dando uma confiança muito grande para a torcida rubro-negra – afirmou o engenheiro mecânico PC, que aposta em vitória por 2 a 0 do Flamengo sobre o Bragantino.
Em viagem de casal, PC e Isabella estão cheios de saudade das filhas Maria Alice, Mariana e Mariana (sim, são duas do mesmo nome)
Arquivo Pessoal
A viagem de casal e os planos de conhecer o Papa Francisco
PC e Isabella já planejavam a viagem ao Vaticano, sede da Igreja Católica há bastante tempo. Estar com Papa Francisco era um sonho, já que enxergam o argentino de 86 anos como uma figura especial e muito dedicado à questão humanitária.
Sem a companhia das três filhas por se tratar de uma viagem de casal, os dois chegaram a Paris em 11 de novembro e passaram por Suíça e Milão antes de desembarcarem em Roma, na última segunda-feira.
A ida ao Vaticano estava prevista para o penúltimo dia na Europa e, para participarem da Audiência Papal, evento semanal realizado às quartas-feiras, teriam de contar com a sorte. Era necessário enviar um e-mail com meses de antecedência. Isabella o fez e aguardava uma resposta.
A Audiência Papal é realizada no período da manhã e tem duração de pouco mais de uma hora. Além de passar uma mensagem – a do dia 22 foi de “alegria para todos” -, o Papa Francisco dá duas voltas na Praça de São Pedro dentro do papamóvel – uma antes e outra depois do evento -, pega crianças no colo e abençoa a todos os presentes ao evento, incluindo itens que as pessoas levam.
O-email com a confirmação de que estariam na Audiência Geral do dia 22 de novembro chegou na terça-feira e foi motivo de muita emoção e comemoração.
PC e Isabella com os ingressos para Audiência Papal no Vaticano
Arquivo Pessoal
A(s) camisa(s)
Como a Audiência Papal é muito concorrida, PC deixou o Brasil sem saber se aproximaria ou não do Papa. Rubro-negro apaixonado por influência do pai e do irmão André, o engenheiro de 37 anos não se permite viajar sem sua “segunda pele”. Levou quatro camisas do clube de coração na bagagem para visitar estádios como o Parc des Princes, do PSG, e o San Siro, compartilhado por Milan e Inter. A ideia do presente ainda não havia nascido.
Porém, já de olho no possível encontro com Francisco, pensou no vermelho e preto do Flamengo também como um chamariz capaz de reter a atenção de um argentino que ama futebol e é apaixonado pelo San Lorenzo.
A bênção e o presente: “Vamos ser campeões”
Com os ingressos em mãos e animadíssimos, PC e Isabella acordaram às 4h30 (horário local) e chegaram ao Vaticano três horas depois. Conseguiram ficar na segunda fila. Fazia frio, e o rubro-negro foi com duas camisas, uma preta de manga longa por baixo e a do Flamengo à mostra.
Terminada a cerimônia, o Papa Francisco, que já havia dado uma volta no papamóvel logo no início, voltou ao veículo para se despedir dos fiéis. Alguns já deixavam o local, e aí nasceu a oportunidade para o torcedor do Flamengo.
– Disse à Isabella: “Eu vou com a camisa do Flamengo, esse papa gosta de futebol”. A gente vai estar lá na frente, ele vai ver a camisa do Flamengo e vai vir falar com a gente. Não me liguei com a história do papamóvel. “Imagina se ele tocar na camisa do Flamengo, ela vai ficar abençoada”. Estava frio, fui com a camisa do Flamengo e botei uma camisa preta de manga comprida por baixo.
– Na hora da bênção final, eles perguntaram se tínhamos alguns objetos que gostaríamos abençoar (os itens eram devolvidos na sequência). Tirei a camisa do Flamengo e a botei junto com alguns objetos que compramos para presentearmos amigos próximos. Ele fez a bênção final e falei: “Cara, a camisa do Flamengo está abençoada, e nesse ano vamos ser campeões brasileiros”.
Funcionário do Vaticano leva a camisa ao Papa Francisco
Arquivo Pessoal/PC Junior
Antes de cumprir a missão que bolara ali no calor da emoção de estar diante de um líder religioso que tanto admira, PC revelou o plano mirabolante à vascaína Isabella, que recusou-se a acreditar.
– Acho que ela não levou a sério. Falei: “Você está filmando aí, amor? Vou dar essa camisa para o Papa”. Ela respondeu: “Que isso!”. Aí o Papa entrou no papamóvel, quando ele começou a descer, eu peguei a camisa e levantei. Foi uma decisão ali, cara. É Deus. Deus falou: “Faz isso, cara, que vai dar certo”.
Papa Francisco é presenteado com camisa do Flamengo
Para a camisa chegar do Flamengo chegar às mãos de Francisco, PC não apenas a exibiu, mas também recorreu ao “portunhol” e gritou.
– Quando ele estava vindo, eu dei uma arranhada no portunhol: “Ei, Papa Francisco, un regalo (um presente)! Ele pediu para alguém pegar, e a emoção foi total. Só de ver o Papa Francisco foi muito emocionante, mas saber que ele recebeu um presente meu, e sendo a camisa do Flamengo, foi muito mais do que emocionante. Só de tocar na camisa do Flamengo ele já está abençoado a toda a nação rubro-negra.
PC e Isabella com a Basílica de São Pedro ao fundo
Arquivo Pessoal
Exemplos que reforçam a fé rubro-negra
As primeiras lembranças como rubro-negro vêm de 1992, quando tinha 5 anos e assistia ao pai implicar com amigos botafoguenses às vésperas de o Flamengo conquistar o pentacampeonato brasileiro em cima do rival, título que veio após uma arrancada na primeira fase. Mas é outra reviravolta flamenguista que faz o torcedor acreditar no enea.
– Está difícil de a gente acreditar nisso porque o Flamengo está dando mole em algumas rodadas, mas é possível, sim. A gente viu em 2009 como é que foi. Na penúltima rodada, tomou a liderança. Nesse ano não vai ser diferente. Eu estou com fé, principalmente agora, de que nesse ano o Flamengo ainda consegue. Faltam poucos jogos, mas a gente vai conseguir. Com a bênção do Papa Francisco, a gente chega lá
Com fé no Papa Francisco, em Tite e no Mengo, PC recorreu a um revisitado famoso “poeta rubro-negro” para se permitir a enxergar uma taça de campeão no fim do ano.
– A gente sabe como é o Flamengo em reta final. Lembro bem daquela frase do Ronaldinho: “Estão deixando a gente sonhar”.
Mas PC não precisa de Ronaldinho Gaúcho ou da arrancada comandada por Petkovic e pelo Imperador para acreditar. A própria história e o inesquecível 22 de novembro mostram que é possível sonhar e realizar. E, rubro-negro, vamos combinar: não custa nada.
Confira parte do conteúdo da Audiência Papal que foi realizada em 22 de novembro
Reprodução
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv