Gramado do Maracanã aguenta maratona de cinco jogos em nove dias? Agrônomo explica

Esporte
Quantidade de partidas pode subir para nove em 16 dias, caso CBF confirme partidas no estádio nas duas últimas rodadas do Brasileiro A partida desta terça-feira entre Brasil e Argentina foi o ponta pé inicial de uma maratona de cinco jogos que o Maracanã receberá em nove dias. Até o dia 29 de novembro, o estádio receberá mais quatro partidas do Campeonato Brasileiro, duas do Flamengo e duas do Fluminense.
Bola de Cristal: Veja as chances de ser campeão, ir para a Libertadores ou ser rebaixado
Tabela do Brasileirão 2023: Veja a classificação e os jogos da próxima rodada da Série A
A CBF ainda não divulgou oficialmente o calendário das duas últimas rodadas da competição, mas o provável é que essa quantidade de jogos suba para sete em um intervalo de 16 dias. A pergunta que fica é: o gramado aguenta?
Aproveitamento da seleção em 2023 é o 29º entre as 32 seleções que disputaram Copa do Catar
De acordo com o professor Leandro Godoy, do Departamento de Agronomia e Recursos Naturais da Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeiro, o gramado, por ser um ser vivo, precisa de um tempo para se recuperar.
— O ideal seria um jogo por semana, 52 por ano — contou.
Ele contou que como atualmente tem feito calor, a grama cresce mais rápido, o que é bom. Segundo disse, o clima quente ajuda a reduzir o intervalo de recuperação do gramado. Contudo, muito calor também traz chuvas fortes, o que é bom por um lado, mas ruim por outro.
— A chuva para o gramado é boa. O ruim é o pisoteio dos jogadores. O substrato arenoso com água se torna mais adensado e dificultada a respiração das raízes, assim como o seu crescimento — explicou.
Godoy também pontuou que o gramado passou por um período de descanso e recuperação antes da final da Libertadores e a grama “está mais preparada para mais jogos”. Ele frisou também que como é reta final do campeonato, logo os jogos vão parar e o gramado vai passar por novo tratamento, e a qualidade deve ser mantida para o início da temporada do ano que vem.
— Dá tempo de recuperar, fazendo corte vertical, aeração e descompactação, iluminação artificial, adubação e irrigação. E se necessário trocar algumas partes da grama. Gramado para jogos profissionais de alta performance exigem esse tipo de investimento — concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *