Parapan 2023: Brasil perde para a Argentina no futebol de cegos

Futebol
Seleção sofre primeira derrota em Santiago, por 1 a 0, diante dos atuais campeões mundiais, mas ainda tem chance de disputar a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos A seleção de futebol de cegos do Brasil perdeu a primeira partida no Parapan nesta quarta-feira, em Santiago. A derrota foi justamente para a arquirrival Argentina, atual campeã mundial, por 1 a 0.
+ Veja o quadro de medalhas do Parapan de Santiago
O Brasil vinha de três vitórias seguidas nos Jogos na capital chilena: venceu o México (1 a 0) na estreia, depois passou pelo Chile (2 a 0) e, na sequência, bateu a Colômbia (1 a 0). Em todas as partidas, Nonato fez gol. Ricardinho deixou o dele contra o Chile. Mas o ataque não funcionou contra os argentinos, na fase de classificação do Parapan.
Os brasileiros, agora, enfrentam o Peru nesta quinta-feira, às 18h, precisando da vitória para se classificar para a decisão do ouro em Santiago. Já a Argentina enfrenta a Colômbia, às 16h. Depois da rodada desta quarta, a Argentina segue como a única seleção invicta da competição. Brasil e Colômbia estão empatados na segunda colocação no Parapan. Os dois melhores dessa primeira fase jogam a final no sábado, às 20 horas.
No duelo, o time argentino foi melhor e finalizou mais no primeiro tempo. E, logo aos 12 minutos, Espinillo fez um golaço para a Argentina. O argentino dominou a bola no meio do campo, carregou e disparou um belo chute da intermediária. A bola ainda raspou no travessão antes de entrar. Foi o quarto gol de Espinillo no Parapan.
O Brasil ainda teve chances de empatar no primeiro tempo, principalmente em um belo chute de Ricardinho, defendido pelo goleiro rival. Nonato, destaque do Brasil em Santiago nos primeiros jogos, não conseguiu espaço para brilhar nesta quarta-feira. Jefinho conseguiu uma finalização, mas para fora. Os argentinos também tiveram outras duas boas chances de gol, que pararam no goleiro brasileiro Luan.
No segundo tempo, mesmo com as alterações e o Brasil mais ofensivo, a seleção não conseguiu ser efetiva no ataque. Ricardinho ainda conseguiu bons dribles, boas jogadas, mas o goleiro Muleck não foi incomodado. Quando faltavam 9 minutos para o fim do jogo, porém, o mesmo Ricardinho sofreu uma falta dentro da área, mas o árbitro da partida marcou fora. Na cobrança da falta, que deveria ter sido um pênalti, o camisa 10 do Brasil chutou na barreira. E essa foi a última chance dos brasileiros empatarem o jogo.
Ricardinho Alves, destaque do Brasil no futebol para cegos, nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile
Alessandra Cabral/CPB