Três vereadores de Itatiaia são afastados por suspeita de contratação de funcionários fantasmas

Brasil
Outros parlamentares e ex-vereadores também são investigados por envolvimento no esquema. Denunciados pelo Gaeco/MPRJ responderão pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa A Justiça determinou o afastamento de três vereadores de Itatiaia (RJ) por suspeita de contratação de funcionários fantasmas. A decisão foi divulgada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) nesta terça-feira (21).
O Juízo da Vara Única de Itatiaia acatou o pedido feito pelo Gaeco/MPRJ, que recebeu sete denúncias envolvendo o nome de 28 pessoas, dentre elas vereadores, ex-vereadores e 22 servidores comissionados da Câmara Municipal.
O MPRJ identificou um esquema liderado pelos vereadores com o objetivo de nomear funcionários fantasmas lotados na casa legislativa de Itatiaia e desviar a verba destinada ao pagamento dos vencimentos.
No decorrer das investigações, o Ministério Público apurou que havia diversas irregularidades não só com o vínculo empregatício paralelo que os 22 servidores fantasmas mantinham, mas também com o cumprimento de cargas horárias incompatíveis, o que gerou prejuízo aos cofres públicos.
Em 14 de novembro de 2019, o MPRJ apreendeu na Câmara Municipal folhas de pontos com diversas irregularidades, como, por exemplo, folhas em branco ou, ao contrário, folhas preenchidas integralmente, embora o mês ainda tivesse na primeira quinzena.
Os investigados responderão pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa. A Justiça também determinou o arresto de bens dos denunciados, em valores que alcançam R$ 336 mil, com a finalidade de ressarcir o erário municipal.
Procurada pelo g1, a Câmara Municipal de Itatiaia não havia se manifestado até a publicação desta reportagem. Assim que houver um pronunciamento, esta matéria será atualizada.
Siga o g1: Instagram | Canal no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *