Vídeo: Homem que agrediu MC Daniel tem tatuagem com símbolo neonazista, diz especialista

Brasil
’90 anos da ascensão do nazismo e seus símbolos permanecem, fantasmas ainda assombram’, fala doutora em direito penal Milena Gordon Baker. Após agredir funkeiro, homem foi derrubado por segurança e tirou camiseta, mostrando sol alusivo ao nazismo. Ele não foi identificado. MC Daniel é agredido por homem, e segurança reage
O homem que aparece em vídeos dando uma cabeçada e soco no rosto de MC Daniel tem uma tatuagem com um símbolo neonazista, disse uma especialista em grupos de intolerância ouvida pelo g1. O agressor, que até a última atualização desta reportagem não havia sido identificado, exibe um sol nas costas, que também aparece nas imagens (veja no vídeo acima).
Vídeo: MC Daniel é agredido com cabeçada e soco por homem após fã pedir foto em SP; segurança de funkeiro reage e derruba agressor
Internautas comentaram nas redes sociais que o desenho tem referência no nazismo. Procurada pela reportagem para comentar o assunto, a pesquisadora Milena Gordon Baker, autora da obra ‘Criminalização da Negação do Holocausto no Direito Penal Brasileiro’, afirmou nesta semana que a tatuagem remete ao sol negro neonazista conhecido como sonnenrad (em alemão).
“90 anos da ascensão do nazismo e seus símbolos permanecem. Fantasmas ainda assombram. “É interessante, porque, se perceber, está omitindo a suástica, na nossa legislação é crime. É idêntico”, disse Milena, que é advogada e doutora em direito penal.
Se inscreva no canal do g1 SP no WhatsApp aqui
O caso que ela comenta ocorreu no último sábado (18) num boulevard de bares no Morumbi, Zona Sul de São Paulo. As imagens gravadas por testemunhas viralizaram nas redes sociais. Nelas é possível ver o momento que o segurança do cantor reage e derruba o agressor com dois socos no rosto.
Outros integrantes da equipe do funkeiro ainda batem no homem. MC Daniel aparece depois protegendo o sujeito e impedindo que ele apanhe mais. Depois o grupo do artista vai embora.
Agressor tirou camiseta e exibiu tatuagens com símbolos após agredir MC Daniel, que ficou com um corte no rosto
Reprodução/Redes sociais
Em seu Instagram e X o cantor gravou vídeos para dizer que o homem que o agrediu teria ficado com ciúmes quando a esposa ou namorada dele pediu para tirar fotos com o artista. Segundo o funkeiro, ele o xingou de “otário”, desencadeando uma discussão entre ambos.
“E ele gritou de longe: ‘quer tirar foto com esse otário aí?’. Eu estava tirando foto com um montão de gente. Eu falei: ‘O que você falou, parceiro?’. Ele saiu da mesa dele, veio até mim e falei: ‘O que você falou? Não entendi, mano’. Aí ele mandou eu ir para aquele lugar, foi me dar uma cabeçada e saiu na mão comigo”, disse MC Daniel, que mostrou o rosto com um machucado.
O g1 não conseguiu localizar o agressor de MC Daniel para comentar o assunto. Nas imagens ele aparece com dificuldades de se levantar após ser derrubado pelo segurança do cantor. Em seguida, outra mulher surge e tenta ajudá-lo a se erguer. Mas os dois ainda caem num arbusto.
Até a última atualização desta reportagem ele não havia sido identificado. A assessoria do cantor não respondeu se ele pretende registrar um boletim de ocorrência por lesão corporal contra o homem.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou em nota que a Polícia Civil está à disposição de MC Daniel para auxiliar no registro da ocorrência e que as imagens, vídeos e outros elementos contribuirão para investigação do caso, mas não deixou claro se já há uma investigação em curso ou se vai apurar o significado da tatuagem do agressor.
A lei brasileira proíbe o uso de símbolos nazistas, como suásticas, por exemplo. E pune quem fizer apologia ao nazismo. Mas não é clara sobre quem ostente outros desenhos que remetam ou incitem isso.
Organização norte-americana de combate ao ódio mostra variações do símbolo do sol negro nazista
Reprodução/X; e reprodução/Anti-Defamation League
A pesquisadora explicou ainda que o símbolo que aparece tatuado nas costas do agressor do funkeiro pode ser encontrado na base de dados da organização de combate ao ódio Anti-Defamation League (ADL) [Liga Antidifamação, em português]. O catálogo do grupo traz mais de 200 exemplos que variam entre símbolos neonazistas, racistas e de supremacia branca. (foto abaixo)
“As pessoas tentam sempre escapar da legislação. Você não vai encontrar todos os símbolos nazistas na legislação. Se não estiver lá, a pessoa pode até falar ‘Ah, mas não estava na lei’”, contou Milena.
Segundo a ADL, o sonnenrad é um dos vários símbolos europeus antigos apropriados pelos nazistas “em sua tentativa de inventar uma herança ariana/nórdica idealizada. Na Alemanha nazista, o Partido Nazista, as SA e as SS usaram às vezes a simbologia sonnenrad, o que levou os neonazistas e outros supremacistas brancos modernos a adotarem tais imagem”.
“O símbolo é sutil de uma certa forma. Está sendo apropriado na Ucrânia e também em ataques coletivos nos Estados Unidos. As células neonazistas, infelizmente, estão aumentando progressivamente”, disse Milena.
LEIA TAMBÉM
Saiba por que fazer gesto nazista é crime no Brasil
Teoria racista da ‘grande substituição’ motivou autor do massacre em Buffalo
Qual a influência do neonazismo e da extrema direita na Ucrânia e na Rússia?
“A grande sacada desses movimentos é que eles são lobo em pele de cordeiro. Eles não querem mostrar a cara deles. Eles sabem que, se mostrarem a suástica, fica mais fácil de identificar”.
“Cabe às autoridades interpretarem [se a tatuagem é um sol negro nazista], o delegado, o judiciário… Parece que sim”, afirmou a pesquisadora. O g1 procurou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) para saber se alguma delegacia vai investigar a agressão ao cantor e a possível apologia ao nazismo, mas a pasta não respondeu os questionamentos.
MC Daniel é agredido em SP, e segurança reage
Reprodução/X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *